Sistema de Abastecimento de Água

O sistema de abastecimento de água de Joinville é atendido por duas unidades de tratamento: a Estação de Tratamento Cubatão – ETA Cubatão, e a Estação de Tratamento Piraí – ETA Piraí, com vazão média de tratamento de 1.350 l/s e 500 l/s, respectivamente, totalizando 1.850 l/s. A ETA Cubatão é responsável por aproximadamente 65% do abastecimento de água de Joinville ficando o restante para a ETA Piraí.

O tratamento de água realizado na ETA Cubatão é constituído de unidade de mistura rápida, floculação hidráulica, decantação de alta taxa, filtração por fluxo ascendente, desinfecção com cloro gasoso e fluoretação. A adução da água tratada até o sistema de distribuição é realizada através de duas linhas adutoras, uma de ferro fundido dúctil com diâmetro nominal de 700mm e a outra em aço, com diâmetro nominal de 900mm, ambas com extensão aproximada de 9.600 metros.

ETA Piraí é constituída de unidades de mistura rápida, floculação hidráulica, decantação convencional, filtração rápida de fluxo descendente, desinfecção com cloro gasoso e fluoretação. Desde 2014 conta com mais uma linha adutora, com diâmetro de 700mm e as duas antigas, com diâmetros menores de 350 e 450mm. Esta última adutora deve ser desativada até 2017. A extensão aproximada das adutoras é de 16.000 e 18.000 Km, respectivamente.

Além das ETA’s e adutoras, o sistema de distribuição de água de Joinville é formado por subadutoras, 13 reservatórios, mais de 2.000 km de redes de distribuição e mais de 50 estações de bombeamento de água (booster).

Mapa do Sistema de Abastecimento